HISTÓRIA E CURIOSEDADES

 

SOBRE AS CAIXAS "MEIA LUA"

Lançadas algumas semanas antes do lançamento oficial do filme, no dia 19 de dezembro de 2001, a Toy Biz, uma divisão da Marvel Entertainment, apresentava e preparava os fãs da trilogia e da obra de Tolkien, sua figuras de ação “O Senhor dos Anéis”
A primeira leva de figuras foram baseadas na “sociedade do anel, vinham em caixas verdes muito bonitas e bem feitas, com fotos dos personagens e com o “um anel” em volta da figura.

Em 2002 com o lançamento do filme “As duas Torres” a Toy Biz lança a segunda série de personagens com uma embalagem mantendo o mesmo layout, mudando apenas algumas imagens secundárias nas extremidades da caixa, porém agora com a cor vermelha, que na minha opinião foi a mais bonita das caixas ovais.
Em dezembro de 2003, com o lançamento de “O Retorno do Rei” a Toy Biz lança uma nova série com caixas azuis agora, porém seguindo o mesmo padrão das anteriores. Um fato curioso sobre esse lançamento foi um pedido de grande parte dos lojistas, pois esta caixa era muito grande e muitos alegavam ocupar muito espaço nas prateleiras, então simultâneo ao lançamento das caixas azuis, a Toy Biz mudou as embalagens para um blister modesto, muito menos rico em detalhes e ilustrações, marcando assim o fim da era das caixas ovais e poucas figuras saíram nessa embalagem.

Em 2004, pouco depois do lançamento das caixas azuis em dezembro de 2003, a Toy Biz, atendendo o pedido dos varejistas muda suas embalagens para um blister bem mais simples e modesto que as caixas ovais. Porém agora, além das figuras lançadas nas caixas verde (2001), vermelha (2002) e azul (2003, eles continuaram lançando figuras inéditas e referentes aos filmes anteriores seguindo o mesmo padrão de cor, verde para “A Sociedade do Anel”, vermelho para “As duas Torres” e azul para “O retorno do Rei” e esse padrão permaneceu ate 2004.

ÉPIC TRILOGY

No segundo semestre de 2004, a Toy biz lança a última tiragem de figuras da trilogia, a série de figuras que ficou conhecida como “Epic Trilogy”. Mantendo o mesmo blister, porém mudando as poucas ilustrações que haviam na parte da frente, mas o padrão de cores correspondente para cada filme permaneceu.
Esta série, embora seja a última e mais recente que foi tirada em 2004/2005, no meio dos colecionadores é considerada umas das mais difíceis de se encontrar pois quando ela foi lançada, a escala de produção e a procura pelos varejistas já estava bem mais baixas do que as anteriores pois já se passara  mais de um ano do lançamento do último filme. As figuras mais raras e incríveis dessa série são a do MORGUL LORD WITCH-KING (com a espada flamejante) e a de GANDALF STORMCROW, que é baseada na cena onde ele como mago branco, vai até Rohan usando uma capa cinza para disfarçar-se de cinzento e adentrar em Edoras sem muitos problemas.

SOBRE AS MONTARIAS

Juntamente com todas essas figuras que foram faladas aqui anteriormente, a Toy Biz lançou varias montarias baseadas em personagens e cenas marcantes do filme que ganharam a nomenclatura “Deluxe Horse/Beast and Rider Set”. Acima podemos ver Gandalf o Branco, com o lendário cavalo Shadowfax, um Meara, uma raça de cavalos muito fortes e velozes originária das terras imortais. Aragorn com o cavalo Brego, que pertencia ao príncipe de Rohan Théodred, que faleceu em batalha, Ringwraith (espectro do anel) que perseguem implacavelmente os Hobbits até Rivendell (Valfenda).
Também tem uma montaria incrível que é um Warg, que geralmente eram as principais montaria dos Orcs, este específico aparece na cena onde a caravana de Rohan está em viagem para Helms Deep e sofre uma emboscada no caminho, e o Orc que acompanha ele é aquele que derruba Aragorn do precipício, esta figura é muito incrível e bem detalhada.

SOBRE AS CAIXAS GIFT PACK

Como dito anteriormente no último post, entre os anos de 2002 e 2004 a Toy Biz lançou alguns “Gift Pack’s”, que nada mais eram que caixas com vários personagens que retratavam alguma cena bem específica do filme possibilitando até montar um diorama, e o mais interessante disso era que em muitas dessas caixas vinham figuras exclusivas, que só eram possível encontrar nessas caixas.
Neste exemplo temos duas caixas incríveis, uma que retrata a cena da batalha final pela terra média, que vem com um Troll exclusivo desta caixa, este Troll é aquele que enfrenta Aragorn, no fim de tudo quando a esperança em Sam e Frodo já estava praticamente perdida e a queda de Aragorn, assim como a dos demais seria inevitável.

Já o outroexemplo retrata uma cena que só aparece na versão estendida, onde o tenente de Sauron, seu braço direito em Mordor faz as vezes de anfitrião de seu mestre e tenta enganar o grupo Aragon, seu nome é Boca de Sauron, uma figura fantástica e muito rica em detalhes, juntamente com seu cavalo, para minha umas das mais legais da coleção. Embora no filme seu desfecho tenha sido diferente do livro, quem assistiu a versão estendida sabe o qual incrível é esta cena.